PCN - ENSINO FUNDAMENTAL

   
 
 

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COLEGIADO ESCOLAR

 
 

CONSELHO DE CLASSE

 
 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 
Parâmetros Curriculares Nacionais

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, também conhecidos como os PCNs, têm como objetivo principal auxiliar os profissionais da educação, em particular os professores, na tarefa de reflexão e discussão dos aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a ser transformada continuamente.

Neste sentido, constituem-se em um instrumento que possibilita:

  • a revisão dos objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento de atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar;

  • a reflexão sobre a prática pedagógica, tendo em vista a coerência com os objetivos propostos;

  • a preparação de um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula;

  • a discussão coletiva das razões que levam os alunos a terem maior ou menor participação nas atividades escolares;

  • a identificação, produção e demanda por materiais inovadores que possibilitem contextos mais significativos de aprendizagem;

  • o subsídio das discussões de temas educacionais entre os pares, com a comunidade escolar e pais de alunos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, marcados pela flexíbilidade, não se configuram, pois, como um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobrepõe à política de educação dos entes federados, à diversidade cultural das diferentes regiões do País ou à autonomia das escolas e dos professores.
Respondem à necessidade de referenciais a partir dos quais os sistemas educacionais do País se organizem para que, respeitadas as diversidades da sociedade, a educação possa atuar de forma decisiva no processo de construção da cidadania, mediante o acesso ao conjunto dos conhecimentos socialmente relevantes, à construção de habilidades e competências e à incorporação de valores e atitudes, básicos ao desempenho dessa cidadania.

Os PCNs originaram-se da exigência constitucional que afirma a necessidade e a obrigação de o Estado elaborar parâmetros claros no campo curricular capazes de orientar as ações educativas do ensino obrigatório, de forma a adequá-lo aos ideais democráticos e à busca da melhoria da qualidade do ensino nas escolas brasileiras.

Essa exigência foi reforçada pela nova LDB que, ao consolidar a organização curricular de modo a conferir uma maior flexibilidade no trato dos componentes curriculares, reafirma, porém, o princípio de uma base nacional comum.